terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Entrega do Certificado "Jovem Protagonista 2014" na E. E. Prof. Davina Aguiar Dias.

Uma festa com muita emoção, alegria e...


as presenças das PCOPs Débora e Patrícia da Diretoria de Ensino Sul 2, 


dos gestores e 


professores da Escola 


                            e das responsáveis Sandra Torezan e Anna Chaves.





Parabéns a todos os envolvidos neste projeto, que é um sucesso!!!

A Biblioteca do Núcleo Pedagógico da DE Sul 2 está de cara nova!


Com a implantação do Sistema InfoPrisma todo o acervo está sendo processado tecnicamente e ganhando nova localização, novas etiquetas...



e nova organização.



O controle de empréstimo também está informatizado e com isso todo o trabalho cotidiano ganhou agilidade e modernidade, é claro.


quinta-feira, 3 de julho de 2014

Academia americana de pediatria recomenda a leitura para bebês desde o nascimento

O objetivo é estimular os pais a incluírem esse hábito na rotina. Especialistas apontam que ler para a criança fortalece o vínculo e estimula a aquisição da linguagem no futuro".


Folhear as páginas, admirar as ilustrações, sentir o cheiro do papel e descobrir uma nova história. Ler um livro é quase uma poesia. Agora imagine fazer isso para o seu bebê, desde os seus primeiros dias, com a certeza de ter uma série de benefícios em um futuro breve.

Essa é a nova recomendação da Academia Americana de Pediatria (AAP), baseada em muitos estudos que comprovam que ler para o seu filho - desde o nascimento - estimula o cérebro e reforça o vínculo entre filhos e pais. “As crianças desenvolvem a linguagem, o aprendizado da leitura e adquirem capacidades emocionais importantes para o resto de suas vidas”, explicou em nota a AAP. Para a pediatra Pamela C. High, autora da nova conduta, fortes evidências científicas mostram que o fato de o pediatra, durante a consulta, recomendar a leitura em casa pode fazer a diferença na vida das crianças e de suas famílias.

Saiba mais aqui.

Em defesa da leitura sem vergonha

Alguns críticos dizem que adultos deveriam se envergonhar por ler livros juvenis. Estão errados



O sucesso de A culpa é das estrelas nos cinemas e nas livrarias é uma notícia excelente para o mercado literário. Deveria ser comemorada por qualquer pessoa que acredite num futuro em que o hábito de ler seja mais difundido. Mas os pessimistas de sempre não perderam a chance de se manifestar. Para alguns críticos literários e leitores elitistas, qualquer notícia é má notícia. A popularidade dos livros juvenis, em vez de ser um alento, é um desastre irremediável.

Um artigo publicado há algumas semanas pela revista digital americana Slate sintetiza a opinião da turma do contra. O título já diz tudo: “Adultos que leem livros para crianças deveriam se envergonhar”. Ao longo do texto, a jornalista Ruth Graham lista motivos pelos quais adultos não deveriam perder seu tempo com A culpa é das estrelas e outras obras do gênero. Diz que os livros são inocentes demais, incentivam uma leitura acrítica e oferecem uma gratificação instantânea. Para jovens leitores em formação, seriam um mal necessário. Mas os milhões de adultos que se emocionaram com a história narrada por John Green deveriam ter vergonha disso – e procurar um livro para adultos imediatamente.

Ruth não está sozinha. Em qualquer conversa sobre literatura é possível encontrar leitores que manifestam, com ar de superioridade, opiniões semelhantes a essa. Histórias policiais, fantásticas ou romances adolescentes são vistos como subliteratura. Seus fãs, consequentemente, são subleitores. Bom mesmo é ler autores clássicos ou, na falta deles, uma meia dúzia de contemporâneos que tentam imitá-los.

Saiba mais aqui.

Bullying virtual gera medo real na escola, mostra estudo

Um estudo feito nos EUA mostra que o cyberbullying faz com que estudantes tenham medo de ir para a escola. Isso significa que as agressões que ocorrem “online” acabam tendo consequências na vida “off-line”.


O atual trabalho, feito por pesquisadores da Universidade Sam Houston State, no Texas, contou com 3.500 alunos de 12 a 18 anos de diferentes partes do país, que responderam a questionários sobre o tema. 


Saiba mais aqui.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Bons professores

Estudos mostram que práticas de sala de aula podem ser tão ou mais importantes para os alunos quanto o conhecimento do docente.



No estudo “Conhecimento ou práticas pedagógicas”, divulgado este ano, os economistas Cláudio Ferraz (PUC-Rio) e Maurício Fernandes (USP) jogam um pouco de luz sobre o tema ao comparar médias de alunos de escolas estaduais paulistas com o desempenho de seus professores num exame criado pelo governo para avaliar o conhecimento dos docentes. Além disso, Ferraz e Fernandes identificam também práticas cotidianas que explicam por que alguns alunos aprendem mais com determinados professores do que com outros.

Saiba mais aqui. 

terça-feira, 17 de junho de 2014

O Software Infoprisma está chegando!

Em breve o Software Infoprisma estará disponível para informatizar todas as nossas Salas de Leitura, o manual já foi enviado para os Analistas Socioculturais, que no retorno das férias escolares estarão sendo preparados para orientarem os professores das Salas de Leitura quanto ao uso em rede desta importante e tão aguardada ferramenta. 




Como funciona o Infoprisma:

Acesso total na WEB: todo o trabalho é desenvolvido em ambiente da internet;
Catalogação Centralizada: o processamento técnico é centralizado e sob a responsabilidade da Coordenação Central; 
Entrada inteligente de dados: as unidades integrantes podem participar no ingresso de novos documentos, sob orientação da Coordenação Central.


Produtos/Serviços:
Cadastramento de documentos;
Pesquisa na unidade e na rede;
Circulação de documentos (empréstimo/devolução/reserva);
Emissão de Relatórios
Controle de assinatura.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

EE Davina Aguiar Dias expõe trabalhos com o tema da Copa do Mundo

Os trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos, com o apoio dos professores de diversas disciplinas e coordenados pelas professoras da Sala de leitura Sandra Aparecida e Ana Kátia, e estão à mostra no saguão da Diretoria de Ensino Sul 2.




Após uma ampla pesquisa geográfica, todas as 32 seleções participantes do mundial foram lembradas e as Sedes das Copas do Mundo de 1932 a 2014 foram devidamente homenageadas. 




Com bandeiras, músicas, danças e trajes típicos,muitos enfeites decorativos e até bolo as apresentações se tornaram uma festa.

Adicionar legenda


E agora o que será que a EE Davina Aguiar Dias está preparando...vamos aguardar!


.


Mais fotos Aqui.

domingo, 15 de junho de 2014

Orientação Técnica do dia 25/06/14

Orientação Técnica coordenada pela PCNP Debora Margot, pelo Supervisor Gilson Furuguem e por Lourival Lopes Cancela, Analista Sociocultural da Diretoria de Ensino Sul 2, aos Professores atribuídos da Sala de Leitura.



Na oportunidade, foi discutida as diversas formas de compreender os clássicos da literatura brasileira, a partir da análise do perfil feminino na obra Senhora de José de Alencar, e como contextualizar com a condição da mulher nos dias de hoje.



De uma forma dinâmica todos os presentes puderam compartilhar  suas experiências no âmbito da formação e conquista de novos leitores.



Com  atenção, dedicação e alegria todos puderam esclarecer muitas dúvidas sobre as questões legais da atuação do professor e o cotidiano da Sala de Leitura.







Um próximo encontro já está sendo planejado para o segundo semestre, desta vez com base na obra Dom Casmurro do Mestre Machado de Assis. 



sexta-feira, 13 de junho de 2014

Conheçam os trabalhos de nossas Salas de Leitura!

A EE Professora Davina Aguiar Dias é primeira a mostrar as suas atividades!

Projeto: Leitura na Hora do Recreio
A Hora da Leitura: Menina Bonita do Laço de Fita
Superação Jovem 2014
Projeto Maleta de Leitura com alunos do Ciclo I


 Parabéns às Professoras da Sala de Leitura Sandra e Ana Kátia pelo belíssimo e a todos os responsáveis pela Escola.

 Visite o blog da Sala de leitura e saiba mais Aqui.